Hoje encontrei um novo termo associado ao open source. Todos sabem que existe software open source, o principal tema deste blogue. E se vos disser que também há hardware "open source"? Um pouco estranho mas vou tentar explicar este novo conceito.
Alguns visionários colocaram esta semana à venda um lote limitado de um novo "media center", um equipamento que pretende gravar e reproduzir qualquer tipo de arquivo.
Até aqui nada de extraordinário. A grande novidade passa pela ideia associada a estes produtos. A proposta do grupo Neuros é dar os utilizadores e à comunidade de programadores todas as informações para que cada um possa desenvolver seu próprio programa e utilizar o equipamento da forma que melhor lhe convier. É como se tivesse acesso, por exemplo, aos códigos que fazem funcionar o seu router ou o seu leitor de DVD.
A base do trabalho é, claro, o sistema operativo Linux. A empresa está a oferecer prémios em dinheiro para programadores que façam aplicações que permitam ao equipamento, entre outras coisas, fazer download de filmes do YouTube, funcionar como gravador e reprodutor de filmes e ter acesso à televisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário